Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Tópicos importantes para Auditorias em SST.

Todos sabem que as auditorias na empresa, tanto internas quanto externas, são de extrema importância para analisar como estão funcionando os processos e procedimentos internos de um sistema de gestão.

Na área de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) a auditoria é uma ferramenta fundamental para averiguar se o sistema de gestão está cumprindo sua função, se todos os processos e todos os procedimentos estão funcionando como deveriam.

É uma ferramenta de controle administrativo. Com as auditorias os gestores da área podem ter uma visão ampla do sistema, verificando falhas, deficiências, erros de procedimentos, falhas humanas e com isso implementar melhorias ou até mesmo reformulações de todo o sistema, adequando-o às suas necessidades.

Segue abaixo a tradução de um artigo escrito por George Robotham entitulado "Quick Guide to Auditing OHS Systems" (Guia Rápido para Auditorias em SST). Artigo original em: http://www.safetyrisk.net/quick-guide-to-auditing-ohs-systems/

Segue abaixo a tradução do artigo:

Na prática, acredito que há alguma confusão entre os termos inspeção e auditoria. Distinguiríamos os dois dizendo que podemos inspecionar coisas e auditar sistemas.

Organizações que obtêm bom desempenho na questão de segurança e saúde do trabalho são as que passam por auditorias internas e externas abrangentes, onde é auditado todo o escopo de SST dentro da organização.

A empresa deve ter definido qual o nível de excelência que ela busca e todos os colaboradores devem ter conhecimento e serem treinados no assunto. Deve ser elaborado um conjunto detalhado de questões de auditoria, baseando-se nas informações disponíveis na organização, de forma a elaborar diretrizes detalhadas de auditoria.

O papel de cada auditor deve ser definido. Cada departamento a ser auditado deve ser notificado sobre as diretrizes da auditoria e os auditores que realizarão o processo devem ser treinados sobre as diretrizes e seu papel a cumprir.

Uma série de auditorias anuais deve ser realizada nos vários departamentos, por meio de um time de auditores liderado por um auditor mais experiente, de modo a permitir um grande fluxo e coleta de informações periódicas.

As não-conformidades encontradas devem ser analisadas e processos formais devem ser criados de modo a se acompanhar (follow-up) a implementação das recomendações da auditoria.

Segue algumas dicas:
  • Seja qual for o documento produzido, seja sucinto. Recomendações de auditoria tendem a serem pesadas e difíceis de se usar na prática.
  • Um método de classificação dos resultados deve ser empregado.
  • Deve haver uma reunião de abertura de auditoria com todas as partes interessadas, inclusive com a alta gerência de cada departamento.
  • Deve haver uma reunião de fechamento de auditoria com as partes interessadas, inclusive a alta gerência, de modo a permitir a discussão de resultados encontrados, argumentação e refutação. Algumas companhias procuram ter todos os supervisores responsáveis de SST nestas reuniões, de modo a absorverem um bom conhecimento sobre o assunto.
  • Deve haver um relatório escrito, com sumário de gerenciamento conciso.
  • Uma inspeção nos locais de trabalho irá identificar falhas e deficiências no sistema de SST.
  • É necessário identificar e analisar o “caminho” da documentação, verificando por quais departamentos passa e quem o utiliza.
  • É essencial que as diretrizes a serem analisadas na auditoria sejam bem escritas e estejam de comum acordo entre os auditores, bem como os processos de auditoria.
  • Esteja preparado para pessoas que podem mentir para você. Esteja preparado de forma a pensar que muitos quesitos podem ter sido informados como cumpridos quando não estão. Exija evidências sólidas que comprovem as afirmações das pessoas.
Autor: George Robotham

Nenhum comentário:

Postar um comentário